RICO POBRE
Se não existissem os pobres não existiriam os ricos.
Nós nascemos sem nada. Tudo vai da escolha que antes de descer você escolhe o destino.
Esta noite eu vi algo inusitado. Eu vi um poder rico sobrepujando a pobreza.
Foi como um desafio para nós aqui deste amanhecer. Os ricos bateram na porta querendo entrar.
Eu gritei alto: vá, de tudo que tens aos pobres e depois venha fazer parte.
Neste momento, se entreolharam e sem reação ficaram. Eu fiquei esperando algum tipo de reação, mas nada.
Geralmente somos convidados a observar as diferenças kármicas que chegam à terra. Estes ricos já foram pobres e os pobres já foram da riqueza.
A maior riqueza está onde ninguém pode roubar. Onde nem você consegue pegar.
Como disse Jesus sobre o rico: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
“Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Usando do evangelho eu fui decifrando as mensagens que eles queriam me passar.
A intenção deles era mostrar que a riqueza deles era maior que a nossa pobreza.
Um homem rico colheu tanto que decidiu construir celeiros maiores para acumular tudo, pensando em descansar e aproveitar. Deus o chamou de “louco”, pois morreria naquela noite e não desfrutaria de sua riqueza. A lição: “é loucura acumular riquezas terrenas e não ser rico para com Deus”.
Eu vejo assim: Deus escolheu este cantinho para seus filhos trabalhadores terem onde servir ao próximo com amor e dignidade.
A felicidade está na construção do futuro em que pese a honestidade humana. Honestidade, uma palavra muito difícil de ser encontrada neste mundo atual.
Esta noite eu vi que muitos destes ricos estão com seus dias contados. A maior riqueza é vencer a morte. É ter vida longa e saber aproveitar com respeito aos demais.
Na minha morada só entra quem sabe respeitar.
Entrando no congá eu prestei atenção nos detalhes. Era de terra varrida, uma fogueira ao centro, uns tocos de madeira como bancos, uma construção bem rústica de barro socado.
O nego veio sorrindo com poucos dentes e me pediu para sentar.
_ Veja, meu filho, a minha riqueza que Deus me deu! Não é muito, mas é tudo que eu preciso! Viajo muito daqui para outros lugares levando a mensagem do amor! Se tivesse muita riqueza eu estaria preso na minha solidão! Todo rico é solitário!
Eu prestei atenção em suas palavras e me qualifiquei como rico. Meu pai! Foi a mesma intenção deste povo rico que aqui chegou para me afrontar. Não posso julgar, não posso. Tudo é resultado do nosso destino. Enquanto uns tem muito, outros nada tem.
A lição é: temos aquilo que está no nosso caminho. Nada mais, nada menos.
Salve Deus!
Adjunto Apurê
An/Un
08.12.2025